Facebook!Curta agora mesmo nosso Facebook e se informe!

Nazareno Tourinho realiza sessão de autógrafos no Teatro Waldemar Henrique

Dramaturgo paraense estará presente durante as apresentações do espetáculo “Nó de 4 Pernas”, do grupo Os Varisteiros

01-05-2014-destaque-283823-nazareno

O dramaturgo paraense Nazareno Tourinho realizará sessão de autógrafos e vendas do livro “Peças Teatrais de Nazareno Tourinho”, nesta sexta-feira (2), sábado (3) e domingo (4), no Teatro Waldemar Henrique, em Belém. O escritor estará presente durante as noites de apresentações do espetáculo “Nó de 4 Pernas”, do grupo Os Varisteiros. As sessões iniciam uma hora antes do início do espetáculo, às 19h.

O livro, organizado pela professora Dra. Bene Martins, ligada a Escola de Teatro e Dança da UFPA, contêm os 14 trabalhos completos de Tourinho, incluindo o texto inédito que dá nome ao espetáculo. A obra literária foi lançada no último dia 21, na Academia Paraense de Letras.

Durante estas três noites de temporada do espetáculo, o autor da obra venderá o livro “Peças Teatrais de Nazareno Tourinho” a preço promocional de R$ 50, com direito ao autógrafo do renomado dramaturgo. Em uma noite apenas, o público terá a chance de adquirir os trabalhos completos do paraense, assistir ao espetáculo e ainda conhecer Nazareno Tourinho de perto.

 

ESPETÁCULO

Nó de 4 Pernas é a primeira dramaturgia do autor, e remontagem pelas mãos do diretor Leonardo Cardoso. O espetáculo fica em cartaz de quinta-feira (1) a domingo (6), no Teatro Waldemar Henrique. O grupo Os Varisteiros, surgido em 2011, já conhece bem as obras de Tourinho, pois possui em seu currículo também “Sonhos de Uma Noite de Inverno”, sucesso de público no início do mês quando esteve em cartaz na capital paraense.

A dramaturgia de Nó de 4 Pernas gira em torno de uma localidade no interior onde encontramos o prefeito, Coronel Menacê (Nilton Cézar), quem manda e desmanda na cidade, casado com Dona Iraneide (Marília Berredo), mulher firme e de princípios, mas que mantém um caso com líder grevista Zé Pedro (Arthur Santos), desafeto de seu marido. Iraneide não sabe, porém, que seu marido mantém um caso com a prostituta Ludovina (Thainá Cardoso), cuja fama na cidade, em especial na igreja, não é das melhores. Além destas, encontramos duas figuras pontuais para a cidade, como Seu Euzébio (Marcelo Andrade), devoto sacristão, cujo sonho sempre foi ser sacerdote da paróquia e Dona Nazaré (Giscele Damasceno), zeladora da igreja, viúva que deposita em Euzébio a esperança de um novo casamento. Os nós destas personagens irão se desenrolar após a morte do pároco da cidade, Tadeu, e o surgimento oportuno de um jovem padre novato na cidade, Elias (Raoni Moreira), que resolve, por fim, esse nó de quatro pernas.

 

NAZARENO TOURINHO

Nazareno Bastos Tourinhos nasceu em Belém no dia 6 de dezembro de 1934, filho do bombeiro Aristóbulo da Costa com Jarina Bastos Tourinho. Passou por várias profissões até se tornar jornalista profissional e escritor.

Tourinho foi consagrado como escritor teatral em Belém e, com menos de 35 anos, foi eleito membro efetivo e perpétuo da Academia Paraense de Letras. O dramaturgo paraense teve suas obras encenadas por companhias de teatro profissionais, sob a direção de figuras de renome no cenário teatral brasileiro, como “Nó de 4 Pernas”, dirigido por Cláudio Correa e Castro, no Rio de Janeiro, e “Fogo Cruel em Lua de Mel”, com direção de Wolff Maia, em São Paulo.

SERVIÇO

Sessão de autógrafos e vendas do livro “Peças Teatrais de Nazareno Tourinho” do dramaturgo paraense Nazareno Tourinho, durante as noites de apresentações do espetáculo “Nó de 4 Pernas”. Nesta sexta-feira (2), sábado (3) e domingo (4), às 19h, no Teatro Waldemar Henrique (Praça da República, s/n). Informações: 8058 8940 | 9638 4495

Comments

comments

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *